domingo, 1 de maio de 2011

NOTICIAS DE POÇOS DE CALDAS

Noticias de Poços de Caldas
Polícia Militar de Poços de Caldas realiza blitz para coibir perturbação de sossego
Poços de Caldas, MG, 01/05/11 - Na noite da última sexta-feira, por volta das 2h, a Polícia Militar realizou diversas operações para coibir o som excessivamente alto nos veículos, que pudessem perturbar os demais usuários das vias.
Também foram fiscalizados condutores embriagados na direção dos veículos.
Na operação foram fiscalizados 23 veículos, sendo um apreendido e um retido, e 41 pessoas foram abordadas. Além disso, foram feitos seis autos de infração de trânsito e uma carteira de habilitação foi recolhida.


Sobram vagas de trabalho para deficientes físicos
Jéssica Balbino
jessica@mantiqueira.inf.br
jessicabalbino.blogspot.com

Poços de Caldas, MG, 01/05/11 – Há dois anos, Tarcísio de Carvalho, 63 anos, sofreu uma trombose e foi obrigado a amputar a perna. Com isso, pensou que a carreira profissional de mais de 45 anos como caminhoneiro fosse ser interrompida. Mas, graças à lei federal 8.213, conhecida como Lei das Cotas, ele atua hoje no setor administrativo da empresa em que trabalhava antes de adquirir a deficiência e passar a depender de muletas para se locomover.
Criada em 24 de julho de 1991, a lei das cotas obriga toda empresa com mais de 100 funcionários a ter no quadro 2% de portadores de necessidades especiais. O número aumenta gradativamente, de acordo com a quantidade de empregados.
Empresas que possuem de 201 a 500 empregados devem preencher 3% da cota com deficientes, 4% de 501 a mil funcionários e assim por diante.
No entanto, a grande dificuldade está em encontrar empregados para tais vagas. As empresas relatam que a demanda é inferior ao número de vagas e, normalmente, tais ofertas de emprego ficam em aberto por longos períodos.
Na cidade, a situação não difere do restante do país. O número de vagas oferecidas é bem maior do que o de pessoas que procuram por elas. Segundo a supervisora do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Poços de Caldas, Cristiane de Paula Lopes, há várias vagas em aberto e poucos candidatos. “Estamos desesperados atrás de trabalhadores que sejam portadores de deficiência. Somente hoje (ontem) recebemos a oferta de oito vagas numa única empresa e são válidos todos os tipos de deficiência, auditiva, visual, física, no entanto, temos apenas quatro currículos e que mesmo assim não se encaixam nessas vagas”, conta.
Não há um levantamento preciso do número de deficientes existentes na cidade, mas somente a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip), hoje vinculada à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) atende, mensalmente, cerca de 1,5 mil pessoas.
Atualmente, o órgão também está efetuando cadastro dos deficientes com intenção de ingresso no mercado de trabalho, mas, enquanto isso não acontece, as empresas continuam com a dificuldade de preenchimento das vagas, conforme conta a psicóloga Luzia Teixeira Martins, responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa de transportes em que trabalha Tarcísio.
“Estamos anunciando, há uma semana, vagas para portadores de deficiência e até agora não apareceu nenhum candidato. Temos cinco vagas e atualmente três portadores de deficiência trabalham conosco”, relata.
Para Tarcísio, trabalhar na empresa mesmo após se tornar deficiente é uma oportunidade de continuar ligado ao que gosta de fazer. “Continuo mexendo com caminhões, que é o que eu gosto. Trabalhei por 13 anos nesta empresa antes da cirurgia e agora posso continuar. É bom, entendo do faço e ajudo bastante, mesmo no administrativo. A cabeça fica outra, né? Eu me mantenho ocupado. Foi muito bom para minha vida essa recolocação”, destaca.

IBGE confirma Poços de Caldas com
população de 152.435 habitantes
ALEX SILVA
redação@mantiqueira.inf.br

Poços de Caldas, MG, 30/04/11 –o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados finais do Censo 2010 e, segundo a instituição, Poços de Caldas tem exatamente 152.435 habitantes, 747 a mais que o divulgado no fim de 2010, que era 151.688. Com esse acréscimo populacional, a cidade, em 10 anos, teve um crescimento de quase 12%, ou seja, 16.808 habitantes, sendo que em 2000 foram contabilizadas 135.627 pessoas em Poços.
Em relação a residências, o IBGE contabilizou 58.824 moradias recenseadas. Fazendo a divisão pelo número populacional, chega-se à média de 3,01 habitantes por residência. Deste montante, 50.508 estão ocupadas, sendo que 205 não foram recenseadas por não ter sido encontrado seu morador. Casas que têm o uso ocasional resultaram em 3.050 domicílios e as particulares não ocupadas o IBGE contabilizou 8.192, sendo 5.142 vagas. Outros dados revelam números de moradias coletivas, que são 124, desses 42 com moradores e 82 desocupados.
De acordo com o levantamento, o país passou a ter 96 homens para 100 mulheres. Em 2000, eram 97 homens para 100 mulheres — pelo dado estatístico chamado ‘razão de sexo’ eram 96,9. A razão de sexo calculada pelo IBGE é a proporção de homens e mulheres em uma população, sendo que número menor que 100 indica mais mulheres e maior que 100 mais homens.
Esse dado em Poços também segue a mesma linha, pois a cidade tem 78.755 mulheres contra 73.680 homens, uma diferença de 5.075, cerca de 7% a mais. Em relação a moradores de zona rural e urbana, em Poços 2,5% mora na zona rural, cera de 3.713. No Brasil a população urbana do Brasil representa 84,4% do total, de acordo com o Censo. A taxa é a maior da série histórica, iniciada em 1960. Em 2000, a população urbana representava 81,2%. De lá para cá, houve aumento de 23 milhões de pessoas vivendo nas cidades do país, fora da zona rural. A população rural brasileira encolheu em 2 milhões de pessoas no período. A região Sudeste foi a que mais perdeu população rural. O total passou de 6,9 milhões, em 2000, para 5,7 milhões, em 2010.
Segundo o IBGE, a população brasileira cresceu quase 20 vezes de 1872 - quando foi realizado o primeiro censo demográfico do país - até 2010, ano do levantamento mais recente. O número de habitantes do país saltou de 9.930.478 para 190.755.799.
Os dados também mostram que a população do Brasil segue a tendência de envelhecimento. Segundo o IBGE entre 1991 e 2010, aumentou a participação de brasileiros com mais de 65 anos no total da população. Ao mesmo tempo, a fatia populacional de zero a 14 anos encolheu. Ainda de acordo com o IBGE, se confirmadas às tendências esperadas de mortalidade e fecundidade, a população do Brasil deve continuar envelhecendo.
O Censo revela que Poços de Caldas tem 14% da população acima de 60 anos, com 20.331 idosos, 11.339 mulheres e 8.992 homens, um dado interessante é que 19 pessoas têm mais de 100 anos.
Comparativamente, Poços não foi a cidade que mais cresceu na região em números de habitantes, somente em números absolutos. Entre os municípios do sul de Minas, recebem destaque de aumento populacional Pouso Alegre (20,47%) e Varginha (12,53%). Já as cidades de Botelhos e Santa Rita de Caldas foram as que apresentaram queda populacional com diminuição de 1,27% e 2,66%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seu IP será enviado ao administrador deste blog, pode ser usado de forma judicial para localização dos usuários,