terça-feira, 3 de maio de 2011

NOTICIAS DE POÇOS DE CALDAS 03/05/2011

POÇOS DE CALDAS - MG



Poços de Caldas, MG, 03/05/11 – Moda feminina, calçados, perfumaria, joalherias e celulares. Esses são os setores que mais devem vender até o próximo domingo, Dia das Mães.
Comemorado no segundo domingo do mês de maio, o dia é um dos mais felizes para os comerciantes e só fica atrás do Natal em faturamento.
A Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Poços de Caldas (Acia) espera um crescimento de 8% das vendas em relação ao ano passado. Segundo o diretor do órgão, Benedito Coutinho de Almeida, a expectativa era até maior, no entanto, por conta do aumento dos alimentos, da inflação e do alto preço dos combustíveis, ela foi reduzida.
“Infelizmente, não podemos esperar muito por conta disso, mas sabemos que filhos não deixam de dar presentes às mães, então calculamos esse valor, que é um pouco acima do que foi vendido no ano passado”, diz.
Outro fator que a Acia considera também como contrário às vendas neste ano é em relação ao feriado de Páscoa, que foi próximo da data e gerou gastos, afetando o Dia das Mães. E como o 5º dia útil – data comum de pagamento – será na sexta-feira, só haverá um dia para que as compras sejam feitas.
“Só teremos o sábado como dia de maior movimento. Os lojistas esperam boas vendas na véspera da data”, frisa Almeida.
A fala da comerciante Fabiana Dias, dona de uma loja de roupas, vai ao encontro do que pensa a Acia. “Apesar de termos apenas dois dias em que as pessoas terão mais dinheiro para as compras estamos otimistas com a data. O Dia das Mães sempre é bom para o faturamento, investimos em promoções e acho que isso vai ser bastante positivo”, espera.
Já o vendedor André Gomes Albuquerque, que atua com venda de celulares e eletrônicos, espera um crescimento nas vendas e é otimista em relação à porcentagem. “Acho que vamos aumentar uns 20% em relação ao ano passado. Os celulares estão bem procurados e os preços em conta”, destaca.

Horário especial
As lojas terão horário especial em apenas dois dias, ou seja, na véspera e antevéspera da comemoração.
“As lojas funcionarão das 9h às 19h nestes dois dias, dando 1 hora a mais de compra para quem não tem tempo durante o horário normal do comércio”, explica o diretor da Acia.

Shoppings
Já nos shoppings, segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), a expectativa é que o Dia das Mães leve a um crescimento de 13% nas vendas nestes estabelecimentos, em comparação com a mesma data do ano passado.
De acordo com nota, a pesquisa realizada pelo departamento de Assuntos Econômicos e Pesquisas da Associação com malls de todo o Brasil, as compras nos dias que antecedem a comemoração devem gerar um fluxo 10% maior.
Por:
Jéssica Balbino
jessica@mantiqueira.inf.br
jessicabalbino.blogspot.com





Poços de Caldas, MG, 03/05/11 – Foi preso em flagrante, na noite de domingo (1), Paulo Rogério de Souza Figueiredo, 29 anos, que confessou ter esfaqueado Jonathan Willian dos Santos Balbino, 22 anos, após uma briga no bairro Jardim Kennedy II. A vítima foi socorrida pelo Samu e levada para a Santa Casa, onde permaneceu em observação médica. De acordo com o médico que a atendeu, ela não corre risco de morte.
O caso ocorreu na rua Mercúrio, próximo ao 450, onde a vítima foi encontrada caída com uma perfuração próximo ao pescoço. Uma testemunha, que estava junto a Balbino, disse ter presenciado pouco antes uma briga entre ele e Figueiredo. Através dessa informação, os militares deram início a rastreamentos encontrando o acusado na casa de sua namorada. Ao ser abordado, Figueiredo confessou o crime alegando que já havia sido ameaçado pela vítima com uma faca. Como ele também estava armado, golpeou Balbino, fugindo em seguida. A faca usada na agressão, segundo Figueiredo, foi escondida em um bar. Os militares também estiveram no bar onde encontraram e apreenderam a faca. No hospital, Balbino reconheceu Figueiredo como sendo o autor da agressão. Ele foi então preso e encaminhado à delegacia.
Por:
ADRIANA RODRIGUES
adriana@mantiqueira.inf.br




Índices de radioatividade no planalto de Poços são normais, diz Cnen
Poços de Caldas, MG, 03/05/11 - A operação da unidade da INB em Caldas não provoca nenhum aumento na radioatividade natural existente na região do planalto de Poços de Caldas. É o que atestam os números registrados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
A taxa mundial de dose média de radioatividade natural a qual uma pessoa está exposta é de 2,2 mSv/ano (unidade que mede a taxa de dose de radiação). Porém, em algumas regiões do planeta, a radioatividade natural é aumentada devido à formação geológica do local, como é o caso do planalto de Poços de Caldas, onde a taxa é de 6 mSv/ano. A esta taxa de radiação natural dá-se o nome de background.
A taxa medida nos trabalhadores da unidade de Caldas, segundo monitoramentos realizados anualmente pela INB, apontam um acréscimo de 0,5 mSv/ano a esta radiação natural. Este número está bem abaixo do limite estipulado pela Cnen, que é de 20 mSv/ano.
A 100m da área do chamado Carrefour - onde está estocada a Torta II - o acréscimo de mSv/ano ao background é nulo.
O que é e de onde vem a radioatividade - A radiação é um fenômeno natural que está presente em nosso dia a dia e consiste em emissões de energia do átomo que se propagam no espaço em alta velocidade. Ela faz parte de nosso mundo: a radioatividade está em toda parte, sem nenhuma intervenção humana.
As fontes naturais que emitem radiação são as seguintes: as estrelas - principalmente o Sol, devido à emissão de raios cósmicos - o Planeta Terra, devido à presença de urânio, tório, rádio e chumbo, que são elementos radioativos naturais presentes na composição da crosta terrestre, a água, devido à presença de urânio, tório, rádio e chumbo, que através de processos naturais são diluídos na água, e o ar, devido à presença de radônio, um gás radioativo natural que exala dos solos.
As fontes artificiais de radiação, ou fontes criadas pelo ser humano, são as seguintes: os reatores nucleares, usados para a produção de energia elétrica; os raios X e os radioisótopos usados na medicina para exames, e radioterapias; e os irradiadores, usados para a esterilização de materiais, conservação de alimentos e usos variados na indústria e pesquisa.
O médico especialista em radiação e saúde Nelson Valverde esclarece uma dúvida comum entre as pessoas que moram perto de reservas de urânio. “Não significa nenhum perigo para a saúde das pessoas morar próximo de uma mina que está sendo explorada ou de uma usina que beneficia o urânio. Não há qualquer sentido em relação a esta hipótese”, assegura o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seu IP será enviado ao administrador deste blog, pode ser usado de forma judicial para localização dos usuários,